Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 10h15

Outra dupla de americanos fica com Nobel de Física

Publicidade

da Folha Online

Os americanos John C. Mather e George F. Smoot são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2006, comunicou nesta terça-feira (3) a Real Academia Sueca das Ciências, em Estocolmo. Os cientistas receberão o prêmio por suas descobertas no âmbito da astronomia.

Segundo a Academia, o trabalho de Mather e Smoot ajudou cientistas a entenderem mais sobre o começo do universo e as origens das galáxias. Assim, eles receberão o prêmio por "seu olhar para a infância do universo" e "suas tentativas de entender a origem das galáxias e das estrelas".

Efe
Americanos George F. Smoot e John Mather ganharam o Prêmio Nobel de Física 2006
Americanos George F. Smoot e John Mather ganharam o Prêmio Nobel de Física 2006
Os trabalhos de Mather e Smoot estão baseados nas medições realizadas com ajuda do satélite Cobe, lançado pela Nasa em 1989, em cujos resultados sustentaram suas pesquisas sobre o cenário dos primeiros segundos após o Big Bang, a possível origem do universo.

Um dos feitos citados pela Fundação Nobel para a concessão deste ano é a "descoberta da forma de corpo escuro da radiação de fundo". Uma "radiação de corpo escuro" é aquela cujas características dependem exclusivamente da temperatura de sua fonte. A teoria do Big Bang prevê que, imediatamente após a grande explosão, o universo deveria apresentar esse tipo específico de radiação.

Além do caráter de corpo escuro da radiação de fundo, o Nobel de 2006 foi concedido por conta de outra descoberta realizada a partir dos dados do satélite Cobe: a da existência de pequenas variações na temperatura dessa radiação em diferentes direções no espaço, a chamada anisotropia

Mather, 60, doutor em física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, trabalha como astrofísico no centro da Nasa Goddard Space Flight, em Greenbelt (EUA). Smoot, 61, doutor em física por Cambridge (Massachusetts), trabalha como catedrático na Universidade de Berkeley.

Nesta segunda-feira, também dois americanos, Andrew Z. Fire e Craig C. Mello, foram anunciados como os vencedores do prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a forma de silenciar os genes que não funcionam corretamente.

Nesta quarta-feira será anunciado o Nobel de Química, na próxima segunda-feira, o de Economia e na sexta-feira, o da Paz. Ficará pendente o de Literatura, que, tradicionalmente, é anunciado numa quinta-feira.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nobel de Física
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página