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05/10/2006 - 12h58

Hormônio altera comportamento da mulher em leilões, diz estudo

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da Efe, em Washington

Durante a menstruação, as mulheres disputam em leilões ou em negociações com entusiasmo semelhante ao dos homens, mas no resto do mês tendem a ser mais cautelosas, afirma um estudo divulgado pela Universidade de Michigan.

Nos leilões, assim como em outras situações de concorrência, as mulheres costumam apostar mais nas licitações de primeiro preço, mas depois ficam cautelosas e, por isso, os homens terminam disputando os valores mais altos. O estudo, porém, mostra que essa diferença desaparece em certos períodos do mês.

A pesquisa, dirigida por Yan Chen, do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, descobriu que "durante a menstruação, quando os níveis de estrogênio são mais baixos, as mulheres não fazem lances de maneira diferente dos homens".

Chen, que também é professora adjunta da Escola de Informação da universidade, realizou o estudo em colaboração com os colegas Peter Katuscak, da Universidade Charles de Praga, e Emre Ozdenoren, economista da Universidade de Michigan.

Para a elaboração do estudo, foram feitos experimentos baseados em modelos de leilões comumente utilizados na Teoria dos Jogos econômica, que avalia tanto a tolerância de risco como a capacidade para traçar uma estratégia que permita mais benefícios.

Cada participante respondeu a um questionário com informações demográficas, sexo, raça, educação e ciclo menstrual.

"Nossos resultados são coerentes com informações de estudos anteriores, que mostram que as mulheres tendem a escolher opções mais seguras que os homens", disse Chen. Os pesquisadores levaram em conta os fatores educacionais, incluindo o número de cursos de matemática, estatística, economia e ciências, e determinaram que a diferença entre sexos se manteve para a mulher com relação a seu ciclo menstrual, e os altos e baixos de seus níveis de estrogênio e progesterona.

"Os economistas neoclássicos viam o comportamento econômico como algo perfeitamente racional", disse Chen. "Mas, agora, a união de economia e psicologia mostra claramente que as decisões das pessoas no âmbito da economia são afetadas por fatores que não estão incluídos nos modelos neoclássicos, como os ciclos menstruais". "Não procurávamos estes efeitos", confessou Chen, "mas os resultados estão ali, apoiados em sólidos métodos de análise".

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