Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 11h15

Americano e russo produzem um novo elemento químico

da Folha de S.Paulo
com Reuters

Cientistas americanos e russos conseguiram obter um novo elemento químico superpesado, o 118 --embora apenas três átomos dele, que duraram uma fração de segundo antes de decair, após meses de experimentos.

O último elemento da tabela periódica a ocorrer naturalmente foi descoberto em 1925, mas desde então os cientistas têm tentado criar elementos mais pesados. No último experimento, realizado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia (EUA), e no Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna, Rússia, bombardearam átomos do elemento califórnio (número atômico 98) com íons de cálcio (número atômico 20) para criar o 118, o elemento mais pesado.

"Eu acho que esta é como qualquer viagem a um lugar novo. Por que você quereria ir para a Lua? Ou para o cume do Everest?" --comparou Nancy Stoyer, membro da equipe americana. "Encontrá-lo é algo novo, algo interessante", disse, "e nos dá mais coisas para buscar".

Os cientistas, que fizeram seu anúncio ontem, já haviam anunciado uma vez a produção de um átomo do 118 em 2002. Em 2005 eles encontraram mais dois átomos, numa segunda bateria de experimentos, na qual dispararam 1019 (o número 1 seguido de 19 zeros) íons de cálcio na amostra de califórnio. Os átomos do elemento 118 duraram 0,9 milissegundo antes de decair --seu núcleo, por ser pesado demais, é também muito instável.

O anúncio da descoberta do 118 em 2002, que depois se mostrou uma fraude, havia sido feito por um pesquisador do Laboratório Nacional Berkeley, EUA. Depois disso, os últimos novos elementos produzidos foram o 113 e o 115, ambos em 2004.

O grupo russo-americano, agora, quer produzir o elemento 120 --portanto, alunos do ensino médio terão de atualizar suas tabelas periódicas de novo no futuro.

• Leia o que já foi publicado sobre a tabela periódica