Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 11h54

Europa lança hoje novo satélite meteorológico de órbita polar

Publicidade

da Efe, Frankfurt

A Europa finalmente lançará hoje às 16h28 (13h28 de Brasília) seu primeiro satélite meteorológico de órbita polar, o MetOp-A, depois de o lançamento ter sido adiado por problemas técnicos várias vezes.

A partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, um foguete russo Soyuz-2 colocará o primeiro aparelho da terceira geração de satélites meteorológicos europeu em órbita polar.

Os novos satélites foram criados em conjunto pela Organização Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat) e a Agência Espacial Européia (ESA) e sua função é aperfeiçoar as previsões do clima.

Depois que estiverem em órbita, a gestão e a manutenção dos satélites ficará a cargo da Eumetsat. A assessora de comunicação da Eumetsat, Livia Briese, disse hoje à Efe que, por enquanto, "tudo anda bem, como o previsto", para o lançamento, adiado em duas ocasiões desde julho.

Na última delas, no final de setembro, a parte superior do lançador sofreu um pequeno impacto durante a colocação final no trem de transporte.

A nova série MetOp é composta por três satélites que darão voltas em torno da Terra em órbita polar, ou seja, passarão pelos pólos terrestres a uma distância de 837 quilômetros, segundo informações da Eumetsat.

Os MetOp estarão muito mais próximos da Terra em relação à segunda geração de satélites meteorológicos, os Meteosat, que se encontram em uma órbita geoestacionária, praticamente imóveis e a 36 mil quilômetros de altura sobre o ponto de intersecção do equador e do meridiano de Greenwich.

Por essa razão, a nova geração de satélites será capaz de obter dados com uma resolução maior e informações sobre áreas que os Meteosats não cobrem, além de complementar as informações da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica americana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre órbita polar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página