Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 13h23

Rússia lança nave Progress M-58 com carga para astronautas

Publicidade

da Efe, em Moscou

A Rússia lançou hoje um foguete Soyuz-U com a nave Progress M-58 --que transporta 2,5 toneladas de carga de produtos essenciais-- para a Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE), da Rússia.

O Soyuz-U levantou vôo às 10h41 de Brasília, direto da base de Baikonur, na república do Cazaquistão (Ásia Central). O lançamento foi bem-sucedido, disse um porta-voz do CCVE à agência Interfax.

REUTERS/Sergei Remezov
O Progress M-58 é o terceiro cargueiro com destino à ISS neste ano
O Progress M-58 é o terceiro cargueiro com destino à ISS neste ano
O Progress M-58 é o terceiro cargueiro com destino à ISS neste ano. A nave transporta combustível, oxigênio, água e instrumentos para experimentos científicos. Além disso, leva alimentos, artigos de uso pessoal e presentes para a 14ª tripulação (ISS-14), composta pelo americano Michael López-Alegria, pelo russo Mikhail Tyurin e pelo alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia.

Em contêineres separados, López-Alegria, Tyurin e Reiter receberão cartas de seus parentes, além de filmes, livros e gravações com música e sons da natureza. Entre os filmes, há comédias francesas, a segunda parte da saga "Piratas do Caribe" e o "Código da Vinci".

Uma vez separada do foguete --nove minutos mais tarde e a 200 quilômetros de altura-- a Progress M-58 iniciou seu vôo automático até a ISS. A viagem levará três dias. Segundo o programa de vôo, a Progress M-58 deverá acoplar-se automaticamente ao módulo russo Zvezda, da ISS, na próxima quinta-feira, às 11h28 de Brasília.

Entre as reposições necessárias à Progress há algumas peças de substituição para reparar o sistema russo Elektron --um deles é destinado à geração de oxigênio. O sistema falhou algumas vezes nos últimos meses.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Soyuz-U

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página