Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2006 - 14h52

Nasa estuda envio de missão para manutenção do Hubble

Publicidade

da Efe, em Washington

Cientistas e autoridades da Nasa começaram a estudar a possibilidade de uma missão espacial para fazer a manutenção do telescópio Hubble e estender sua vida útil, informaram fontes oficiais.

As fontes indicaram que as conversas serão prolongadas até a próxima semana e que é possível que se conheça uma decisão já na terça-feira.

O telescópio --que está na órbita terrestre há 16 anos-- se tornou nesse período um dos instrumentos mais valiosos da astronomia. No entanto, devido a problemas com os giroscópios e o desgaste das peças, existe a possibilidade de que o Hubble pare de funcionar nos próximos três anos.

Segundo os especialistas, uma missão para fazer a manutenção do telescópio prolongaria sua vida útil em cerca de dez anos.

O lento processo de degradação do Hubble foi decretado após o acidente do ônibus espacial Columbia, que se desintegrou na volta de uma missão, em 1º de fevereiro de 2003. Sete tripulantes morreram no desastre, e a Nasa teve que cancelar as missões espaciais e realizar uma série de modificações para aumentar a segurança.

Depois do acidente do Columbia, as autoridades da Nasa cancelaram uma futura missão de manutenção do telescópio, alegando que seria muito perigoso para os astronautas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o telescópio Hubble
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página