Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 16h08

Mudança climática pode acabar com 38% das espécies de aves na Europa

da France Presse, em Nairóbi

Mais de um terço das espécies de pássaros pode desaparecer na Europa se a temperatura da Terra aumentar mais 1,2ºC, adverte a organização Fundo Mundial da Natureza (WWF, sigla em inglês), em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

REUTERS/Ivan Alvarado
"Até 38% das espécies de pássaros podem desaparecer na Europa, e 72% no norte da Austrália, se o aquecimento da Terra superar os 2ºC (em relação ao período pré-industrial)", destaca a nota.

Desde o final do século 19, a temperatura global do planeta subiu pelo menos 0,8ºC, principalmente por causa das emissões dos gases causadores do efeito estufa --resultantes, entre outros fatores, da combustão de fósseis, como carvão, gás ou petróleo--, acrescentou a organização defensora do ambiente.

"Os pássaros sofrem com a mudança climática em todas as regiões do globo. Os cientistas constataram uma diminuição de até 90% de algumas populações de pássaros e a incapacidade, sem precedentes, que alguns têm para se reproduzirem", completou a WWF.

Nas ilhas Galápagos (oceano Pacífico), a população de pingüins foi reduzida pela metade desde o início da década de 70 devido a dificuldades de reprodução e à escassez de comida. A WWF estima que a carência de alimento pode ser atribuída aos efeitos devastadores do fenômenos climático El Niño.

Em 2004, milhares de aves marinhas que fazem seu ninho no litoral norte do Reino Unido não conseguiram se reproduzir por "falta de comida e devido às mudanças em larga escala do ecossistema do mar do Norte". De acordo com o mesmo relatório, a temperatura do mar do Norte aumentou nos últimos anos.

• Leia o que já foi publicado sobre o El Niñ