Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2006 - 12h03

Superfícies com certos polímeros podem matar vírus e bactérias

da Efe, em Madri

Certos polímeros insolúveis em água, se forem utilizados para recobrir superfícies, podem matar em apenas cinco minutos vírus como o da gripe e bactérias, e com 100% de efetividade, segundo a descoberta de um grupo de cientistas.

Divulgação
O vírus da gripe se propaga por via área através de gotículas emitidas pelo espirro da pessoa infectada e que se depositam em objetos próximos
Luis Álvarez de Cienfuegos, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, publicada no último número da revista "PNAS", disse que a equipe investigou se seria possível prevenir a propagação de um vírus cobrindo objetos comuns com substâncias que exterminam vírus e batérias --virucidas e bactericidas, respectivamente.

O objetivo era obter superfícies sólidas --como vidro ou tecidos-- que apresentassem atividade bactericida e virucida "para combater o vírus da gripe", acrescentou Álvarez de Cienfuegos, doutor em química orgânica pela Universidade de Granada.

Segundo o pesquisador, o vírus da gripe se propaga por via área através de gotículas emitidas pelo espirro da pessoa infectada e que se depositam em objetos próximos --facilitando o contágio de outras pessoas ao entrar em contato com esses objetos.

Portanto, disse o cientista, a propagação do vírus, em princípio, poderia ser prevenida cobrindo esses objetos comuns com um composto que inativaria o vírus ao entrar em contato com eles.

A equipe descobriu que certos polímeros insolúveis em água e com cargas positivas, ao serem utilizados para recobrir superfícies, podiam matar bactérias em contato com eles.

Segundo o cientista, esse efeito se deve à ruptura da membrana lipídica que recobre a bactéria, com a conseqüente quebra da célula. Como o vírus da gripe também possui uma membrana lipídica, "acreditamos que estes mesmos polímeros poderiam interagir com o vírus, tornando-o inativo", disse Álvarez de Cienfuegos.

Houve a comprovação de que as superfícies recobertas com esses compostos bactericidas são também altamente virucidas, matando o vírus da gripe com 100% de efetividade depois de cinco minutos.

Estes compostos de polímeros são aplicados às superfícies assim como se coloca tinta, disse, e "em nosso caso, usamos vidro sobre o qual aplicamos o composto com um algodão molhado, esfregando sobre a superfície do vidro e deixando que se evaporasse".

"É importante que estes polímeros sejam insolúveis em água ou que não se desprendam em contato com esta, já que, assim, permitiriam a reutilização dessas superfícies, ou seja, que tenham uma longa atividade bactericida e virucida", acrescentou.

• Leia o que já foi publicado sobre bactericida