Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 10h50

Nasa admite que sonda sumiu na órbita de Marte

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Los Angeles

Cientistas da Nasa admitiram ontem que a sonda Mars Global Surveyor --em operação há dez anos-- provavelmente está perdida no espaço. A agência está há duas semanas tentando contato com a sonda (uma das mais antigas das cinco sondas que estudam Marte).

A sonda estava localizada na órbita de Marte --tirando fotos e estudando o clima-- em uma missão que já trouxe provas de que, no passado, havia água na superfície marciana. A Global Surveyor está silenciosa desde que enviou sinais de problemas em um painel solar.

Divulgação
Sonda Mars Global Surveyor
Sonda Mars Global Surveyor
"A MGS foi uma missão fantástica. Realmente revolucionou a forma como olhávamos para Marte", disse Fuk Li, gerente do programa de exploração do planeta. "Não perdemos as esperanças, mas estamos prontos para celebrar (o fim de) um trabalho bem feito."

Ainda há uma chance de recuperar a sonda --que foi programada para transmitir sinais para o robô Opportunity, localizado na superfície de Marte, perto do equador do planeta. O Opportunity transmitiria eventuais sinais da sonda orbital para a Terra. "Se a MGS está no céu e seu (transmissor) está ligado, o Opportunity deve recebê-lo", disse John Callas, gerente do projeto de jipes marcianos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mars Global Surveyor
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página