Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2006 - 17h40

Órbita da ISS será elevada para acoplamento com Discovery

Publicidade

da Efe, em Moscou

O Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia informou hoje que elevará a altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) para facilitar o acoplamento da nave americana Discovery.

"Com ajuda dos propulsores do cargueiro Progress, elevaremos a órbita da ISS cerca de oito quilômetros e corrigiremos sua inclinação para facilitar o acoplamento da Discovery", disse um porta-voz do CCVE.

A manobra para elevar a órbita será realizada na próxima quinta-feira (21h02 de Brasília) e será controlada a partir do CCVE, situado na cidade de Koroliov (15 km a nordeste de Moscou).

O vôo da Discovery está previsto para o próximo dia 7 de dezembro. A elevação da órbita da ISS permitirá à nave americana gastar menos combustível nas manobras de aproximação e de acoplamento.

A operação será realizada sem o auxílio da décima quarta expedição, ISS-14, integrada pelo russo Mikhail Tyurin, o americano Michael López-Alegria e o alemão Thomas Reiter, da ISS.

Segundo o CCVE, o objetivo é situar a ISS a 360 km da Terra --altura considerada perfeita para o engate da Discovery.

Habitualmente, a órbita da ISS oscila entre os 320 e 360 km de altura, mas, devido a alguns fatores, como a gravitação terrestre, perde entre 100 e 150 m de altura a cada dia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página