Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 20h28

Satélites russos de navegação terão cobertura global em 2009

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, Moscou

Os satélites russos Glonass terão cobertura global no final de 2009, o que permitirá que a Rússia concorra com a americana Navstar GPS no mercado mundial de serviços de navegação e posicionamento espacial.

"O sistema Glonass terá alcance nacional no final de 2007 e até o fim de 2009 oferecerá serviços de navegação via satélite para usuários em qualquer ponto do planeta", declarou hoje o vice-primeiro-ministro russo e ministro da Defesa do país, Serguei Ivanov.

Criado na época da URSS, a antiga União Soviética, o sistema de satélites Glonass determina com grande exatidão as coordenadas de objetos móveis que estão no ar, na terra ou no mar.

Até o final dos anos 80, o sistema Glonass tinha cobertura mundial. Mas ficou obsoleto por falta de financiamento, a partir de 1991. O sistema conta, atualmente, com 12 satélites operacionais e um de reserva para trabalhos de navegação em parte do território russo.

Ivanov disse que, no final do ano, a Rússia colocará em órbita outros três satélites da série Glonass, continuando a construção das estações terrestres de rastreamento e de recepção do sistema.

"No próximo ano, os usuários poderão comprar receptores de fabricação russa que também vão operar com o sistema GPS (sistema de posicionamento global por satélite) e outros sistemas em desenvolvimento", afirmou o ministro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre satélites russos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página