Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 09h35

Vice-ministros japoneses fazem dieta para conscientizar população

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O governo japonês colocou dois vice-ministros da Saúde, visivelmente com excesso de peso, em dieta para conscientizar a população sobre as vantagens de uma vida saudável, publicou ontem o jornal "The Daily Yomiuri".

Os altos funcionários se ofereceram voluntariamente a um "julgamento público". Toda segunda-feira serão divulgados no site do Ministério da Saúde japonês os dados sobre o combate dos ministros ao sobrepeso --com fotos, dados sobre o peso atual, sobre o consumo de álcool e com a distância caminhada pelos funcionários.

Síndrome metabólica

Com 55 anos cada um, os dois vice-ministros sofrem do que se classifica como "síndrome metabólica" --excesso de gordura na região da cintura, configurando a presença de tecido adiposo ao redor dos órgãos, precursor de doenças sérias, como diabetes.

Os dois vice-ministros da Saúde, com cinturas de 100,5 cm e 101,5 cm, se comprometeram a perder cinco e seis quilos, respectivamente, ao longo dos próximos seis meses.

O vice-ministro Keizo Takemi assegura que abandonará refrigerantes com excesso de açúcar e jantará mais cedo. Por sua vez, seu companheiro Noritoshi Ishida, mais gordo, pediu aos japoneses que se unam na sua luta contra o excesso de peso. "Vejam a minha barriga e lutem contra a síndrome metabólica", afirmou Ishida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre síndrome metabólica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página