Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 16h18

França restituirá ao Egito cabelo da múmia de Ramsés 2º

Publicidade

da France Presse, no Cairo

A França tomará todas as medidas necessárias para restituir o suposto cabelo da múmia de Ramsés 2º posto à venda na internet. Segundo uma carta do embaixador francês enviada ao Cairo, a múmia é "parte inalienável do patrimônio egípcio".

A carta, endereçada pelo embaixador Philippe Coste ao chefe do Departamento de Antigüidades Egípcias, Zahi Hawass, destaca que os fragmentos de cabelo foram "seqüestrados e que o vendedor foi detido e está em prisão provisória".

Destacando que a França "partilha plenamente a preocupação do Egito", Coste destaca que ainda é preciso determinar a autenticidade destes fragmentos e, "se confirmada, deverão ser esclarecidas as condições nas quais estas partes foram subtraídas perante a vigilância das autoridades francesas e egípcias".

Coste destaca que foi ele mesmo quem, alertado por um arqueólogo francês, avisou há duas semanas o Ministério do Interior da França, o que permitiu a mobilização "sem demora" dos serviços competentes.

Costa diz que "a emoção em torno do caso está extremamente viva na comunidade de egiptólogos franceses" e que o Museu de História Natural de Paris apresentou uma denúncia formal.

Leia mais
  • Governo francês tenta esclarecer polêmica sobre Ramsés 2º
  • Francês é detido por vender cabelos de Ramsés 2º na internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ramsés 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página