Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 09h10

Indonésia proíbe remédios "naturais" com substâncias nocivas

Publicidade

da Efe, em Jacarta

Cerca de cem remédios naturais serão retirados do mercado na Indonésia após a descoberta de produtos perigosos para a saúde, informou ontem o jornal indonésio "The Point".

A Agência Nacional para o Controle de Alimentos e Remédios (BPOM) encontrou produtos nocivos à saúde em 93 remédios naturais, que poderiam causar efeitos fatais se consumidos.

"Os resultados de laboratório demonstram que há várias substâncias perigosas utilizadas na fabricação desses remédios, "como a dexametasona, que pode causar inflamação hepática e osteoporose", afirmou a chefe da BPOM, Husniah Rubiana Thamrin.

Thamrin prometeu tomar medidas contra os fabricantes dos remédios e mandou retirar os produtos do mercado.

A medicina alternativa e supostamente "natural", conhecida como "jamu", é seguida por muitos na Indonésia, onde para boa parte da população ir a um consultório ou a um hospital é caro demais.

Muitos dos produtos "jamu" não foram aprovados pela BPOM e são fabricados sem cumprir os requisitos sanitários exigidos pela agência. Mesmo assim, são vendidos livremente nos quiosques e lojas de medicina natural, abundantes no arquipélago.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fitoterapia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página