Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2006 - 09h40

Rússia coloca em órbita três satélites do sistema Glonass

Publicidade

da Efe, em Moscou

Um foguete Proton-K colocou em órbita três satélites do sistema russo de posicionamento global Glonass --semelhante ao GPS (Global Positioning System) americano--, informou hoje a Roscosmos, agência espacial da Rússia.

O foguete foi lançado da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 18h18 (de Brasília) desta segunda-feira. Três horas e 22 minutos depois, os três satélites chegaram à sua órbita operacional.

"O posicionamento dos satélites no ponto previsto do plano orbital será realizado com a ajuda dos propulsores de cada um dos aparelhos", disse um porta-voz da Roscosmos, citado pela agência oficial russa Itar-Tass.

O sistema de navegação Glonass determina com exatidão as coordenadas de objetos que estejam em terra, no mar ou no ar, completando os demais sistemas relacionados com a defesa.

Com o lançamento destes três satélites, o sistema russo de posicionamento global está integrado por 17 aparelhos --um a menos que o necessário para abranger todo o território da Rússia.

Para que o Glonass tenha cobertura global, ele deve contar com, pelo menos, 24 satélites --o que deve ocorrer no fim de 2009, segundo os planos anunciados pelo Ministério da Defesa da Rússia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Glonass

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página