Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 14h17

Rússia lança foguete Soyuz com satélite de prospecção espacial Corot

Publicidade

da Efe, em Moscou

A Rússia lançou hoje um foguete Soyuz-2 para colocar em órbita o satélite astronômico europeu Corot, destinado à detecção de planetas fora do Sistema Solar e à prospecção da composição interna das estrelas.

Reuters
Soyuz carregando o satélite francês Corot visto da base de lançamento em Baikonur
Soyuz carregando o satélite francês Corot visto da base de lançamento em Baikonur
O lançamento do foguete Soyuz, que tem um bloco de aceleração Fregat, aconteceu às 12h23 de Brasília a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), informou a agência espacial russa Roscosmos.

"Nove minutos depois da decolagem, o satélite se separará do foguete para ser levado à órbita pelo bloco de aceleração", disse um porta-voz da Roscosmos à agência Interfax. Ele também acrescentou que, para isso, o Fregat colocará seus propulsores em funcionamento por duas vezes --e 50 minutos depois do lançamento se separará do satélite.

Inicialmente, o lançamento estava programado para o último dia 21, mas uma fuga detectada em uma membrana de um depósito no foguete Soyuz motivou o adiamento da decolagem até hoje.

A missão Corot, calculada para um prazo de dois anos e meio, está a cargo da Agência Espacial Francesa (CNES), com participação da Agência Espacial Européia (ESA), do Brasil, da Espanha, da Alemanha, da Áustria e da Bélgica.

Corot é o acrônimo de "Convecção, Rotação e Trânsitos Planetários" --já que o satélite é capaz de explorar o interior estelar estudando as ondas acústicas que atravessam a superfície das estrelas, uma técnica chamada astrosismologia.

Para cumprir seu duplo objetivo, o Corot, que inaugura uma nova etapa na busca de planetas em torno de outras estrelas diferentes do Sol, acompanhará cerca de 120 mil estrelas com seu telescópio de 30 cm.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corot

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página