Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2007 - 12h31

Taiwan desenvolve com sucesso exame genético para tratar câncer

da Efe, em Taipé

Os exames genéticos para estabelecer o tratamento mais adequado em pacientes de câncer de pulmão, desenvolvidos em Taiwan, estão alcançando bons resultados, informaram fontes médicas.

Os exames de cinco genes, inventados pelo médico taiuanês Chen Hsuan Yu, e outros colegas no Hospital da Universidade de Taiwan, ajudam a classificar os pacientes com relação ao risco de contrair câncer e o tratamento mais adequado.

Por enquanto, são utilizados de modo experimental no Hospital de Taiwan para decidir o nível de quimioterapia que deve receber cada paciente.

Os inventores dos exames esperam que eles sejam utilizados em breve em mais hospitais para adotar melhores tratamentos contra o câncer, não só de pulmão, mas de outros tipos.

O teste médico é de uso singelo e também pode servir para que os pacientes saibam seu risco de contrair câncer.

Os pesquisadores taiuaneses descobriram 16 genes que afetam a probabilidade de recaídas e morte por câncer de pulmão.

Investigações posteriores levaram a restringir a cinco dos genes-chaves para a detecção do risco de câncer de pulmão.

Os exames também estão sendo utilizados em hospitais dos Estados Unidos, em condições especiais.

• Leia o que já foi publicado sobre tratamento de câncer