Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2007 - 15h09

Fêmea de dragão-de-komodo tem cinco filhotes sem ter sido fecundada

Publicidade

da Efe, em Londres

Uma fêmea de dragão-de-komodo, o maior lagarto do mundo, teve cinco filhotes sem ter sido fecundada por um macho, acontecimento que deu uma grande dose de esperança à reprodução em cativeiro de espécies em risco de extinção.

Dave Thompson/AP
Dragão-de-komodo, a maior espécie de lagarto de todo o mundo, surpreende biólogos
Dragão-de-komodo, a maior espécie de lagarto de todo o mundo, surpreende biólogos
Flora, a fêmea de dragão-de-komodo que vive no zoológico de Chester, no norte da Inglaterra, colocou em maio 11 ovos sem nunca ter cruzado com um macho de sua espécie.

Cinco dos ovos se transformaram em dragõezinhos com medidas entre 40 cm e 45 cm de comprimento e um peso que oscila entre 100 g e 125 g. Trata-se do segundo caso documentado de reprodução assexuada em dragão-de-komodo. O primeiro ocorreu em abril no zôo de Londres, quando Sungai colocou ovos dois anos e meio após seu último contato com um macho.

"Flora ignora a excitação que seu parto causou, enquanto nós estamos encantados em anunciar que já é mãe e pai ao mesmo tempo", afirmou o encarregado dos vertebrados e invertebrados do zôo de Chester, Kevin Buley.

Embora haja outros dois filhotes que ainda não saíram da casca de ovo, os primeiros cinco dragões --de pele preta e amarela-- nasceram na terça-feira da semana passada, após oito meses de gestação, e se alimentam de grilos e gafanhotos.

"Quando o primeiro dos dragões colocou a cabeça para fora, não sabíamos se preparávamos para Flora, de oito anos, uma xícara de chá ou dávamos charutos para ela", brincou Buley. Nas próximas semanas, os cinco filhotes do zôo britânico serão levados a um novo recinto para que os visitantes possam vê-los.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dragão-de-comodo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página