Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2007 - 17h27

Tratamento de impotência pode ser eficaz em casos de derrame

Publicidade

da Efe, em Madrid

Um medicamento similar ao usado para combater a impotência se mostrou eficaz no tratamento dos danos causados por derrames cerebrais, uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos.

Dirigido por Alfredo Martínez, uma equipe de cientistas do Instituto Espanhol de Neurobiologia Ramón e Cajal (do Centro Superior de Pesquisas Científicas) realizou um teste com ratos para comprovar a eficácia do medicamento.

O remédio é rico em óxido nítrico, um vasodilatador comum no tratamento contra a impotência, mas que também foi testado para tratar outras doenças cardíacas. O estudo, publicado pela revista "International Journal of Molecular Medicine", demonstra pela primeira vez a capacidade dos doadores de óxido no tratamento de doenças isquêmicas do coração (DIC).

O óxido nítrico, segundo o trabalho dos cientistas espanhóis, pode ser útil para o tratamento da isquemia, além de complementar os atuais, que se baseiam em medicamentos anticoagulantes. A equipe de Alfredo Martínez usou ressonâncias magnéticas para estudar a extensão do edema citotóxico, que produz a falta de oxigênio no cérebro.

O óxido nítrico foi capaz de reduzir os efeitos fisiológicos e bioquímicos induzidos pela isquemia cerebral em um modelo experimental. Para a elaboração do estudo, os cientistas recorreram a uma nova molécula doadora de óxido nítrico, produzida num laboratório farmacêutico espanhol.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre impotência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página