Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 10h59

Milho geneticamente modificado faz mal às cobaias, diz estudo

Publicidade

da France Presse, em Paris

Um milho geneticamente modificado da companhia americana Monsanto poderia causar problemas no fígado e nos rins, segundo um estudo divulgado pela organização ambientalista Greenpeace e por um comitê de especialistas em engenharia genética franceses.

O consumo do milho MON 863 causa nos ratos perturbações nestes "filtros" alimentares que são o fígado e os rins, segundo o estudo conjunto do Greenpeace e do Comitê de Pesquisa e Informação Independente de Engenharia Genética (Crii-gen).

"Nosso estudo mostra problemas hepáticos nas fêmeas, que engordaram, enquanto os machos sofreram problemas renais que os fizeram emagrecer", explicou o professor Gilles-Eric Séralini, membro da comissão biomolecular e pesquisador da Universidade francesa de Rouen e presidente do comitê científico do Crii-gen.

"Pedimos às autoridades públicas que retomem os testes com o milho e, portanto, que se decrete uma moratória sobre seu uso", disse o professor Seralini, que se perguntou por que as análises "efetuadas pela Monsanto continuam sendo confidenciais sob a cobertura do sigilo industrial".

Segundo Seralini, nos fígados das fêmeas se detectou um aumento da taxa de açúcar e 40% da de gordura no sangue. Na urina dos machos foram detectadas variações das taxas de sódio ou fósforo. Todos estes sintomas "são idênticos aos causados por uma intoxicação por pesticidas", declarou.

O Greenpeace travou uma longa batalha jurídica na Alemanha antes de acessar as 1.132 páginas de dados brutos do estudo da Monsanto sobre esse tipo de milho.

O MON 863, autorizado na Europa para a alimentação animal desde agosto de 2005 e para o homem desde janeiro de 2006, é objeto de polêmica há três anos. A Agência Européia de Segurança Alimentar deu luz verde ao MON 863 em abril de 2004, após julgá-lo 'tão seguro quanto o milho convencional'.

Leia mais
  • Origem e efeitos dos transgênicos são tema de livro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Monsanto
  • Leia o que já foi publicado sobre alimentos transgênicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página