Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 12h36

Cosmonautas novatos irão ao espaço junto com turista milionário

Publicidade

da Efe, em Moscou

Dois cosmonautas novatos viajarão à ISS (Estação Espacial Internacional) junto com o milionário americano Charles Simonyi, candidato a se transformar no quinto turista da história a visitar o espaço, revelaram fontes russas.

"Pela primeira vez, enviaremos à ISS dois astronautas russos praticamente sem experiência em vôos espaciais", disse Valeri Korzun, diretor-adjunto do Centro de Preparação de Astronautas Yuri Gagarin, da Rússia.

Korzun se referia aos russos Fiodor Yurchijin, Oleg Kotov, Mikhail Korinenko e Roman Romanenko, que desde segunda-feira passam pelos exames obrigatórios anteriores ao vôo da nave russa Soyuz TMA-10 com destino à ISS no próximo dia 7 de abril.

De acordo com os resultados obtidos nos testes, dois dos quatro astronautas acompanharão Simonyi, que concluiu um curso de preparação de seis meses no Yuri Gagarin e que também passa pela bateria de exames.

Simonyi aprendeu a manejar o traje espacial que usará durante o vôo, tanto de ida como o de volta, e uma vez a bordo da estação, estará apto a utilizar os equipamentos e instrumentos necessários para preparar alimentos, dormir, limpar e fazer as demais necessidades fisiológicas.

De origem húngara e com 58 anos, Simonyi é um milionário famoso no mundo da informática que até 1981 trabalhou na Microsoft no desenvolvimento de projetos como Word e Excel e, em 2002, fundou a empresa International Software.

Segundo fontes não oficiais, Simonyi pagou pelo menos US$ 21,6 milhões pela aventura espacial que durará dez dias.

Korzun disse que a ida à ISS com cosmonautas novatos não apresenta nenhum risco para Simonyi, já que do ponto de vista da segurança, a experiência da tripulação tem mais importância psicológica que prática.

Yurchijin e Kotov são submetidos a testes de qualidade para os postos de candidatos titulares da 15ª expedição permanente (ISS-15), enquanto Korinenko e Romamenko se apresentam como suplentes.

Segundo Korzun, até agora, nenhum dos integrantes selecionados como titulares foi desclassificado nas provas. Por isso, é quase certo que a dupla Yurchijin-Kotov acompanhará Simonyi na viagem à ISS.

"A experiência de Yurchijin se restringe a uma viagem espacial em um das naves americanas; por isso, será a primeira vez que fará parte da tripulação de uma nave Soyuz TMA", acrescentou o diretor adjunto do Yuri Gagarin em declarações à agência oficial russa, Itar-Tass.

Caso a expedição titular seja aprovada, Kotov será o comandante de vôo durante a ida e, uma vez na ISS, Yurchijin assumirá o comando da 15ª expedição permanente.

A missão da ISS-15 é substituir o russo Mikhail Tyurin e o americano Michael López-Alegria, que junto à astronauta Sunita Williams, também dos EUA, integram a atual tripulação ISS-14 que habita a estação espacial.

Tyurin e López-Alegria preparam as malas porque estão a ponto de completar seis meses de permanência na ISS, e Williams, que chegou à estação na nave americana Discovery em dezembro passado, ficará a bordo como a terceira tripulante da ISS-15.

Yurchijin e Kótov trabalharão na ISS por pelo menos um semestre, e Simonyi, após permanecer a bordo oito dias, voltará à Terra em companhia de Tyurin e López-Alegria, em 20 de abril deste ano, a bordo da Soyuz TMA-9, nave que está atualmente aclopada à estação.

Leia mais
  • Indiano pagará US$ 230 mil por viagem espacial de 2 horas

    Especial
  • Enquete: Se você tivesse oportunidade, faria uma viagem espacial?
  • Leia o que já foi publicado sobre a ISS
  • Leia o que já foi publicado sobre turismo espacial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página