Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 19h43

Metade dos alemães come e bebe em excesso, afirma pesquisa

da Reuters
em Berlim

Metade dos alemães está acima do peso e mais de 50% da população bebe mais do que deveria, informou ontem um relatório nutricional nacional.

O especialista em nutrição Guenther Wolfram disse que um em cada cinco alemães sofre de graves problemas de peso e que os alemães de todas as idades consomem muita gordura e pouco cálcio e verduras e grãos em pequenas quantidades.

De acordo com o relatório, o consumo de frutas cítricas, bananas, batatas e carne vermelha diminuiu desde a reunificação alemã há dez anos, enquanto o de verduras e galinha aumentou.

Os alemães ocidentais tendem a consumir mais carne vermelha, leite queijo e doces e os orientais comem mais frutas, legumes, pão e geléia, segundo o relatório.

Um outro estudo do German Centre Against Addiction (centro alemão contra dependência), afirmou que o consumo de álcool caiu em cerca de 3% desde 1970, mas ainda continua alto para os padrões globais. O consumo anual é de 10,6 litros de álcool puro por pessoa.

O fumo ainda está crescendo, aumentando cerca de 13% nos últimos seis anos, com as mulheres e os jovens fumando mais e os homens um pouco menos. A média de cigarros do fumante alemão é de 1.770 cigarros ao ano, indica o estudo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página