Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 22h55

Missão da Unesco chega ao Peru para inspecionar Machu Picchu

Publicidade

da France Presse, em Lima

Uma missão da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) chega neste final de semana ao Peru para fazer uma avaliação técnica da cidadela inca de Machu Picchu, na região de Cuzco (sudeste), que é Patrimônio da Humanidade desde 1983.

O grupo, formado por especialistas do Centro do Patrimônio Mundial (CPM) e organismos assessores da Convenção do Patrimônio Mundial, terá como objetivo, entre outros, analisar as técnicas empregadas na preservação e manutenção do complexo arqueológico.

A delegação também visitará a polêmica ponte Carrilluchayoc, construída próxima ao Parque Arqueológico Machu Picchu e inaugurada em março passado. Para as autoridades do Instituto Nacional da Cultura (INC) e do Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) do Peru, a ponte afeta a integridade do parque.

Os membros da comissão avaliarão a influência da construção da ponte no aumento do tráfego com destino ao santuário, o desenvolvimento urbanístico incontrolado da cidade de Aguas Calientes, aos pés de Machu Picchu, e os planos para a criação de infra-estruturas turísticas na área protegida. A cidadela é visitada diariamente por 2.000 turistas.

Os resultados da missão serão apresentados durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, responsável pela aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, que será realizada em Christchurch, na Nova Zelândia, entre 23 de julho e 2 de julho.

Após avaliar os resultados da missão, o comitê determinará as medidas necessárias para garantir a conservação do sítio arqueológico.

Leia mais
  • Peru lança campanha para tornar Machu Picchu maravilha mundial
  • Peru volta atrás e proíbe sobrevôos em Machu Picchu

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Machu Picchu
  • Leia o que já foi publicado sobre a Unesco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página