Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2007 - 08h10

Médicos alemães usam botox para tratar sudorese excessiva nas mãos

Publicidade

da Efe, em Londres

Médicos alemães conseguiram diminuir a excessiva sudorese da mão direita de uma paciente de 23 anos através de injeções de botox, segundo o último número da revista médica "The Lancet".

Botox é o nome comum da toxina botulínica, que é usada habitualmente em tratamentos de beleza para paralisar os músculos faciais e assim suavizar as rugas.

O uso alternativo do botox contra a sudorese é a face menos conhecida de uma toxina comumente associada à medicina estética.

O caso da paciente tratada com sucesso no hospital universitário de Düsseldorf (Alemanha), que apresentava ataques de hiperidrose em uma de suas mãos, lança um pouco mais de luz sobre o uso do botox, cada vez mais presente nos centros médicos.

A jovem sofria desde pequena de suor excessivo, que ficou mais freqüente nos últimos anos até chegar a uma média de cinco episódios por dia, de 30 minutos cada um e após os quais sua mão ficava gotejando a secreção.

Esses ataques aconteciam de maneira inesperada e excessiva em momentos de estresse emocional, durante a prática de exercício físico ou pela ingestão de álcool ou café.

"A paciente tolerou bem o tratamento e sua qualidade de vida melhorou ostensivamente", afirmam os médicos que participaram do tratamento, que posteriormente e durante seis meses submeteram a jovem a contínuas análises para comprovar que o botox tinha funcionado.

Leia mais
  • Pesquisa testa botox contra incontinência urinária
  • Instituto Butantan fará a versão nacional do botox
  • Médicos alertam para uso de botox em altas doses
  • Tratamento com botox pode viciar, diz pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre botox
  • Leia o que já foi publicado sobre sudorese
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página