Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2007 - 11h58

Espécie em extinção, rinoceronte de Sumatra é filmado pela 1ª vez

Publicidade

da France Presse, em Kuala Lumpur

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) conseguiu captar imagens de um rinoceronte exótico em seu habitat pela primeira vez. Nelas o rinoceronte de Sumatra aparece comendo e farejando o equipamento técnico.

Reuters
Animal é de espécie ameaçada de extinção
Animal é de espécie ameaçada de extinção
O vídeo integra um estudo que pode ajudar a salvar essa espécie da extinção. As imagens foram gravadas à noite da ilha de Bornéu, graças a uma câmera de vídeo instalada em uma floresta. O WWF conseguiu filmar o animal durante dois minutos.

As autoridades malasianas e o WWF elogiaram a fita pelas repercussões positivas que podem representar para a vida do introvertido rinoceronte.

"São animais muito tímidos que quase nunca são vistos. Esse vídeo nos dá uma oportunidade maravilhosa de espionar seu comportamento", afirmou Mahedi Andau, diretor do departamento de fauna e flora do Estado de Sabah, na ilha de Bornéu.

O rinoceronte de Sumatra é uma espécie em extinção e apenas poucos são encontrados na ilha indonésia de Sumatra, em Sabah e na península da Malásia, destaca o WWF.

O animal que aparece no vídeo é uma subespécie conhecida como rinoceronte de Bornéu, do qual, segundo os cientistas, restam entre 25 e 50 na ilha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rinocerontes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página