Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 10h58

Cientista americano desenvolve novo método para estudar gelo em Marte

da Efe, em Londres

Um cientista americano conseguiu desenvolver um método de alta resolução mais eficaz que os raios gama para conhecer o lugar e a profundidade em que está a camada de gelo subterrânea de Marte, como publicou a revista britânica "Nature".

O método, desenvolvido por Joshua L. Banfield, toma como referência as mudanças na temperatura da superfície marciana de acordo com a estação. Elas são medidas pela sonda Mars Odyssey, da Nasa, Agência Aero-Espacial Americana, para conhecer as mudanças no gelo --mesmo a milhares de quilômetros abaixo de sua superfície.

Até agora, as medidas tomadas com espectrômetros de raios gama só podiam oferecer mudanças produzidas no gelo a centenas de quilômetros.

"As observações [realizadas com o novo método] mostram mudanças significativas na profundidade do gelo [em Marte] e, em alguns casos, confirmam as previsões sobre sua distribuição subterrânea feitas por modelos de difusão de vapor e intercâmbio atmosférico", afirma Banfield.

A pesquisa do cientista confirma, também, que Marte apresenta um ciclo ativo de água que depende do clima e relacionado à órbita descrita por Marte em torno do Sol.

"As altas concentrações de gelo que apareciam nas medições do espectrômetro de raios gama indicam que o gelo da parte mais superficial do subsolo é uma mistura de gelo e material rochoso", explica Bandfield.

Segundo o cientista, a mistura de materiais tem uma inércia térmica parecida com a de uma camada rochosa sólida, muito mais elevada que a do rególito (camada rochosa fragmentada pela mudança brusca de temperatura, pelo choque de meteoritos ou por outros processos físicos que cobrem a superfície de alguns planetas).

• Leia o que já foi publicado sobre gelo em Marte