Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 22h15

Painel da ONU chega a acordo sobre luta contra mudança climática

Publicidade

da France Presse, em Bancoc

Especialistas internacionais em clima, reunidos em Bancoc, chegaram nesta sexta-feira de manhã (hora local) a um acordo sobre as medidas a tomar na luta contra o aquecimento do planeta. O acordo foi obtido após quatro dias de uma maratona de negociações.

As discussões do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) terminaram por volta das 4h30 desta sexta-feira (18h30 de quinta-feira em Brasília). A aprovação formal do relatório será às 10h (0h de Brasília).

Este é a terceira e última parte do Quarto Relatório de avaliação, o AR4, do painel do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

Os cerca de 400 delegados enviados pelos governos de 120 países chegaram a um consenso sobre o "resumo dirigido aos que decidem", uma síntese de 20 páginas do informe sobre "as medidas para atenuação" do aquecimento global em curso.

"Está pronto. O relatório foi aceito. A aprovação formal acontecerá pela manhã", disse Marc Gillet, chefe da delegação francesa.

"Tivemos um longo dia. Estamos tão cansados que faremos a aprovação formal do relatório mais tarde esta manhã", comentou o delegado de um outro país europeu.

O IPCC apresentará o resumo, oficialmente, nesta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, às 13h (3h de Brasília), na capital tailandesa.

Leia mais
  • Brasil e emergentes querem culpar países ricos pelo aquecimento global
  • Livro explica causas e efeitos do aquecimento global
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IPCC
  • Leia mais no especial Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página