Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2000 - 16h57

Tipo específico de vitamina E pode evitar câncer de próstata

da Reuters
em Nova York

Cientistas descobriram que uma forma da vitamina E que raramente é encontrada em suplementos vitamínicos pode ajudar a proteger contra o câncer da próstata. As descobertas estão publicadas no "Journal of the National Cancer Institute".

Estudos recentes sugerem que certos antioxidantes, incluindo a vitamina E, podem combater o câncer de próstata.

Os antioxidantes ajudam a proteger as células de danos removendo substâncias chamadas radicais livres.

A vitamina E que a maioria dos norte-americanos encontra em suplementos é chamada alfa-tocoferol. Mas agora pesquisadores sugerem que homens com altos níveis de gama-tocoferol apresentam um risco menor de câncer de próstata.

Entre cerca de 10.500 homens que tiveram amostras de sangue coletadas em 1989, os 20 por cento com os níveis mais altos de gama-tocoferol estavam cinco vezes menos propensos a ter câncer de próstata nos próximos sete anos do que os homens com os níveis mais baixos da vitamina.

Kathy J. Helzlsouer, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, coordenou o estudo.

O alfa-tocoferol é a vitamina E presente nos suplementos, mas os alimentos são a fonte primária de gama-tocoferol entre os norte-americanos.

A vitamina E é encontrada naturalmente em legumes e óleos de sementes, amêndoas, grãos integrais e verduras, mas os níveis das diferentes formas de vitamina E variam.

Por exemplo, o óleo de açafrão contém principalmente alfa-tocoferol, mas os óleos de soja e milho contêm suprimentos mais abundantes de gama-tocoferol.

De acordo com o estudo, as duas formas de vitamina E não agem estritamente sozinhas. Homens com altos níveis de alfa-tocoferol e outro antioxidante, o selênio, estavam menos propensos a desenvolver câncer de próstata do que homens com concentrações baixas dos três nutrientes.

Estudos anteriores mostram que o alfa-tocoferol e o selênio podem diminuir o risco de câncer de próstata.

Nesse estudo, os altos níveis de alfa-tocoferol e selênio foram benéficos somente quando o gama-tocoferol também estava em concentrações altas, sugerindo que o gama-tocoferol aumenta o poder dos outros dois antioxidantes.

Edward Giovannucci, da Escola de Medicina de Harvard, em Boston, Massachusetts, afirmou que as descobertas são uma "razão adicional de otimismo" de que a vitamina E e outros compostos podem combater o câncer de próstata.

Giovannucci destacou que os suplementos de vitamina E, principalmente o alfa-tocoferol, podem reduzir os níveis de gama-tocoferol no sangue.

De acordo com Giovannucci, a corrente sanguínea de norte-americanos média é cinco vezes mais rica em alfa-tocoferol do que em gama-tocoferol. Essa diferença aumenta 20 vezes entre pessoas que tomam suplementos de vitamina E.

Helzlsouer e sua equipe afirmaram que, como os suplementos de vitamina E podem remover o gama-tocoferol, estudos futuros voltados à prevenção do câncer de próstata devem incluir as duas formas de vitamina E.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página