Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2000 - 13h40

Cientistas dão dicas para curar ressaca nas festas de fim de ano

da Reuters
em Londres

O Museu de Ciências de Londres ofereceu algumas dicas úteis às pessoas que pretendem exagerar nas bebidas alcoólicas durante as festas de fim de ano. Uma nova exposição mostra cinco medidas fáceis para tornar um pouco menos dolorosas as grandes noitadas e as manhãs seguintes.

A primeira da lista é a recomendação de que seja ingerida muita vitamina B6 durante e após o consumo de álcool. A vitamina reduz em até 50% a intensidade das ressacas. Ela é encontrada no arroz integral, no gérmen de trigo, na aveia e granola. Amendoim, nozes e castanhas também são fontes, assim como os pães integrais e as batatas.

Em segundo lugar, recomenda-se terminar a noite com uma bebida isotônica (Gatorade, Marathon,Prosport) incrementada com muito açúcar, para ajudar o organismo a repor o açúcar perdido.

Para quem gosta de bebidas fortes, o museu recomenda o consumo de vodca e gim. Quanto mais clara a bebida, menos impurezas (como metanol), ela contém. Vinhos mais escuros, vinhos tintos de marcas populares, conhaques, brandies de frutas e uísques são os que mais contém metanol, chegando a até 2% do volume.

Comer enquanto se bebe reduz a rapidez com que o álcool é absorvido pelo organismo, e beber água durante a noite toda impede o encolhimento dos órgãos internos.

"Um cérebro ligeiramente encolhido é um dos efeitos colaterais muito conhecidos do consumo de bebidas alcoólicas", diz o informativo do museu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página