Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2001 - 11h26

Mineral de 4,4 bilhões de anos muda idéias sobre origem da Terra

da Reuters
em Londres

Uma amostra microscópica de 4,4 bilhões de anos de um mineral encontrado no oeste da Austrália está mudando as idéias científicas sobre o clima e as condições da Terra em um passado remoto, informaram pesquisadores ontem.

O composto químico do grão de zircônio, o mais antigo material terrestre conhecido, mostra que a Terra não era uma massa borbulhante de rocha derretida e metal, como se pensava. Na verdade, o planeta teria se esfriado o suficiente, podia abrigar formas de vida e tinha água e continentes logo depois de sua formação.

"O que nossos resultados sugerem é que há 4,4 bilhões de anos, cerca de 150 milhões de anos depois da formação da terra, houve períodos em que a superfície da Terra era parecida com o que conhecemos hoje, em termos de temperatura e disponibilidade de água", disse John Valley, geoquímico da Universidade de Wisconsin-Madison.

"A presença de água significa que a Terra era hospitaleira para a presença de vida. A água líquida é a condição prévia mais importante", acrescentou ele em entrevista pelo telefone.

O grão estudado tem um diâmetro ligeiramente maior do que o de dois fios de cabelo. A pesquisa foi publicada no revista "Nature".