Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 12h53

Problema na Mir adia lançamento de foguete de carga

da Reuters
em Baikonur (Cazaquistão)

O lançamento de um foguete de abastecimento para a Mir foi adiado devido a uma nova falha na estação espacial, há 15 anos em órbita, informaram autoridades russas hoje.

O foguete deveria ter partido de Baikonur, Cazaquistão, mas membros do controle da missão, instalado perto de Moscou, disseram que o lançamento não ocorreria antes de 21 de janeiro.

"O problema é na estação Mir. Eles estão examinando-o no controle da missão", afirmou Nikolai Zelenshchikov, primeiro vice-presidente da empresa Energiya, responsável pela estação espacial.

"Tudo está em ordem em Baikonur e estamos prontos para lançar o foguete a qualquer momento. Mas primeiro precisamos resolver os problemas na Mir", afirmou Zelenshchikov à Reuters.

Um porta-voz do controle da missão confirmou que o lançamento havia sido adiado devido a problemas na estação espacial.

Vladimir Solovyov, chefe de vôo para a Mir, afirmou que os níveis de energia da estação haviam caído repentinamente, causando uma falha nos sistemas de navegação dela. Isso teria impedido o foguete de carga Progress de acoplar-se à estação.

"O sistema de orientação saiu do ar e o de navegação parou de funcionar e se desligou", disse.

A Mir, projetada inicialmente para ficar três anos no espaço, mas em órbita há 15, deve terminar sua longa missão entre no dia 5 ou 6 de março próximo, quando retornará à Terra.

O foguete Progress deveria abastecer a estação com o combustível necessário para que a estação saia de órbita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página