Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2001 - 09h09

Russos lançam nave de resgate para estação espacial Mir

da Reuters
em Baikonur (Cazaquistão)

A missão de controle da estação espacial russa Mir, em órbita desde 1986, enviou hoje uma nave de carga com o objetivo de abastecer e guiar com segurança a estação em seu caminho de volta para a atmosfera da terra, onde será destruída. A nave partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão.

"A nave decolou no horário previsto, às 7h28 (2h28 de Brasília), e tudo corre normalmente", disse uma porta-voz da missão pelo telefone, em Moscou. "A nave está em órbita e todos os sistemas estão funcionando bem. Ela deve se conectar com a Mir no dia 27 (sábado) às 8h30 (3h30 de Brasília)."

Os planos da Rússia de resgatar a estação na semana passada foram descartados após uma repentina falha no sistema de navegação da Mir.

Yuri Semyonov, chefe russo da Energiya, fabricante da Mir, disse a repórteres, depois do lançamento da nave de resgate, que os projetistas da estação pretendem usar os motores da Mir para alinhá-la durante a conexão com a nave de carga.

"Tudo foi preparado para o resgate, embora a estação seja resistente", disse referindo-se à falha repentina da semana passada. "Eu quero que esta seja a missão final da Mir. Devemos fazer todo o possível para assegurar o resgate seguro da Mir."

A estação deve ser destruída em março, um mês depois da previsão inicial, devido à falta de recursos para mantê-la em funcionamento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página