Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 11h46

Cientistas vão revelar primeiros detalhes do mapa genético humano

da France Presse
em Washington

Os cientistas vão divulgar a primeira versão detalhada do mapa genético humano em coletivas de imprensa simultâneas às 15h GMT (12h em Brasília) em Washington, Tóquio, Londres, Paris e Berlim.

Os pesquisadores vão revelar os detalhes descobertos durante uma década de estudos para obter a chave do genoma humano, despertando enormes esperanças para curar doenças e evitar os defeitos de nascença.

Entretanto, as descobertas genéticas também causam medo da discriminação e da seleção de bebês.

Análises detalhadas dos resultados das pesquisas também foram publicadas nas revistas científicas Nature e Science desta semana, que já estão nas bancas e na internet.

"Nunca antes publicamos uma coleção de documentos tão informativos ou surpreendentes pelo que revelam sobre a vida humana", disse o editor-chefe da Nature, Philip Campbell.

Em junho passado, duas equipes rivais de pesquisadores anunciaram ter realizado o mapeamento das células humanas. "Creio que o conjunto do genoma superou nossas maiores expectativas", disse Eugene Myers, um cientista do Celera Genomics de Rockville, Maryland. Esta companhia privada concentrou esforços para mapear o genoma humano.

A Celera começou suas pesquisas nessa área 1998, enquanto outro esforço governamental, o internacional e multimilionário Projeto Genoma Humano teve início oficialmente em Washington em 1990.

Os pesquisadores descobriram que o genoma humano inclui 30 mil genes, apenas o dobro do número da pequena mosca da fruta.

O anúncio desta segunda-feira será provavelmente só o começo de uma série de descobertas maravilhosas. "É realmente o começo da história", disse Eric Nestler, um neuropesquisador da Universidade do Texas Southwestern, em Dallas.

O atual mapa do genoma ainda não disse tudo sobre a sua química, mas oferece um roteiro da natureza da composição. A análise do genoma humano determinou que a composição genética dos homens não é radicalmente diferente dos outros mamíferos.

A Celera concluiu, por exemplo, que há somente 300 genes que se encontram nas pessoas e não estão nos ratos. Venter disse que a companhia descobriu as sequências de 99% do genoma humano e reuniu três bilhões de letras do código genético utilizando mostra de DNA de cinco pessoas.

A descoberta tem potencial para revolucionar a medicina. Conhecer a composição do genoma humano deve levar à criação de tratamentos preventivos e de medicamentos revolucionários, preparados para cada indivíduo.

Os pais poderiam saber se seus filhos terão defeitos genéticos quando ainda são embriões.

Entretanto, o risco de discriminação em seguros de saúde e empregos preocupa muitos. Segundo pesquisa Gallup do ano passado, cerca de 86% dos entrevistados acreditam que os médicos têm que pedir permissão antes de realizar tais testes genéticos.

Os resultados das pesquisas sobre o genoma humano serão serão publicados na Internet também.

Leia mais notícias sobre o projeto genoma