Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 15h32

Genoma humano é um presente para o mundo, dizem cientistas

da Reuters
em Londres

Cientistas comemoraram a publicação da sequência do código humano genético hoje, mas a euforia foi ofuscada por disputas entre equipes que competem pelo acesso à informação.

O genoma humano irá mudar a forma como os cientistas fazem pesquisa e revolucionar a medicina por acrescentar conhecimentos sobre o que nos torna humanos.

O estudo já mostrou que os seres humanos têm muito menos genes do que se pensava -30 mil a 40 mil-, apenas cerca de duas vezes mais que uma mosca ou uma minhoca. Mas muitos funcionam de forma diferente.

É um tesouro de informações recém-aberto por cientistas que estão apenas começando a entender tudo. Mas os pesquisadores estão em conflito sobre como a informação deverá ser divulgada.

"Realmente é um presente para o mundo", disse o médico Mike Dexter, o diretor da instituição de caridade Wellcome Trust, que contribuiu para o projeto de genoma humano, em uma entrevista à imprensa.

"Ela precisa tornar-se disponível para ser usada por todos e para ser atualizada e ter os detalhes extras incluídos."

O Projeto do Genoma Humano, uma associação pública de centenas de cientistas de todo o mundo, publicou o estudo sobre a sequência do genoma humano na revista Nature.

Cientistas que trabalham no Projeto do Genoma Humano acreditam que restringir o uso de informações sobre o código genético humano irá inibir a pesquisa médica científica, principalmente nos países em desenvolvimento.

Leia mais notícias sobre o projeto genoma