Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2001 - 12h59

Proteína do trigo pode provocar enxaqueca

da Reuters
em Nova York

Resultados de um pequeno estudo informaram que algumas pessoas podem ter enxaqueca por causa de algo aparentemente inofensivo, o trigo.

Os pesquisadores verificaram que limitar o glúten, proteína encontrada no trigo e outros grãos, reduz os sintomas de dor de cabeça grave em sete de nove pacientes.

Em todos os pacientes, foi encontrada uma sensibilidade ao glúten que resultou em respostas imunológicas intensas provocadas pela proteína, segundo artigo publicado na edição de fevereiro do Neurology.

A sensibilidade ao glúten pode incluir doença celíaca, uma incapacidade hereditária em digerir glúten que resulta em distensão abdominal, vômito, diarréia, perda muscular e letargia. Outros distúrbios também podem ocorrer, incluindo problemas neurológicos ou lesões semelhantes a bolhas da dermatite herpetiforme nos cotovelos, nádegas e joelhos. O único tratamento é restrição severa de certos alimentos.

No novo estudo, a equipe de Marios Hadjivassiliou, do Royal Hallamshire Hospital, em Sheffield (Grã-Bretanha), observou 10 pacientes que tinham uma longa história de dor de cabeça com recente piora e desenvolvimento de resistência a tratamentos. Muitos pacientes também apresentavam falta de equilíbrio ou de firmeza.

Os testes mostraram que esses pacientes tinham sensibilidade ao glúten e a ressonância magnética sugeriu que apresentavam inflamação no sistema nervoso central.

Dos 10 pacientes, nove tentaram a dieta sem glúten e sete deixaram de ter dor de cabeça. Dois outros pacientes tiveram algum sucesso, não completo, ao mudar para a dieta sem glúten. Um paciente não seguiu a dieta.

"Se os resultados deste estudo forem confirmados, a remoção do fator provocador pela introdução precoce da dieta sem glúten pode ser terapia promissora", avaliou a equipe.

"São necessários mais estudos sobre o efeito da dieta sem glúten para confirmar estas observações preliminares", disseram os pesquisadores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página