Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2001 - 14h25

Brasil discute mercado do carbono para tornar-se mais competitivo

da Folha Online

Membros do Fórum Brasileiro de Mudança Global do Clima e técnicos da área econômica do governo reuniram-se ontem, no Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, para estudar formas de transformar projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa em títulos a serem lançados no mercado internacional.

Segundo o secretário executivo do Fórum, Fábio Feldman, o objetivo da medida é fazer do Brasil um país competitivo no "mercado do carbono". Comissões temáticas serão criadas para tratar dos aspectos legais e financeiros do novo negócio.

A medida está prevista no MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpos) do Protocolo de Quioto, que trata da compra destes títulos por países desenvolvidos, comprometidos a reduzir em pelo menos 5% a emissão de gases até 2010.

Uma das questões incertas desse novo mercado, gira em torno do preço do carbono. Em alguns países a tonelada do gás chega a ser avaliada em US$ 700, em outros, o preço está calculado em US$ 200 por tonelada.

O Brasil depende ainda da regulamentação do Protocolo de Quioto para ver detalhado, no âmbito internacional, o funcionamento do MDL e a comercialização dos certificados de redução.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página