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19/02/2001 - 12h50

OMS acusa fábricas de bebida de colocar jovens em risco

da France Presse, em Estocolmo (Suécia)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) acusou hoje a indústria do álcool de colocar em perigo os jovens ao fazer a apologia da bebida em propagandas, contribuindo assim para um problema "trágico" da saúde pública.

"A juventude é o objetivo privilegiado da publicidade e da indústria do álcool", declarou a diretora-geral da OMS, Gro Harlem Brundtland, na abertura de uma Conferência Ministerial de três dias da organização sobre "Jovens e Álcool".

"Os grandes fabricantes de álcool tentam fazer com que os jovens bebam de maneira rotineira", disse Gro aos delegados de 51 países reunidos.

A prova desta estratégia pode ser facilmente achada nos meios de comunicação de vários países e, particularmente, nas páginas da Internet dos grandes fabricantes.

Segundo a OMS, mais de um quarto das mortes de jovens entre 15 e 29 anos na Europa tem relação com o consumo de álcool.
 

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