Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2001 - 00h39

Relatório prevê encolhimento de indústrias com efeito estufa

da Reuters

Indústrias de petróleo e de carvão serão forçadas a encolher se os governos do mundo tomarem medidas contra o aquecimento global, limitando suas emissões de carbono. A afirmação é da versão preliminar de um relatório da ONU.

Mas outros setores teriam muito a ganhar, bem como a população, com a redução de possíveis catástrofes ambientais, aponta o documento.

O texto diz que 29 países ricos podem contar com quedas entre 0,2% e 2% de seus PIBs (produtos internos brutos). Se for adotado um sistema de comércio de emissões, porém, os PIBs perderiam algo entre 0,1% e 1,1%.

O relatório, que enfrentou resistência da Arábia Saudita e da China, será divulgado em Gana na segunda-feira. É o terceiro de quatro estudos do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), ligado à ONU.

O primeiro deles afirmou haver provas claras, pela primeira vez, de que o aquecimento é resultado da atividade humana. O segundo apontou que, se o aquecimento por gases-estufa não fosse desacelerado, nas próximas décadas o planeta poderia enfrentar enormes inundações, espalhando doenças e caos social. O quarto, que sai em setembro, resumirá os outros três.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página