Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2001 - 17h13

Frio intenso mata cervos em planícies no Canadá

da Reuters, em Winnipeg (Canadá)

O inverno com nevascas e frio intensos nas planícies do Canadá está fazendo com que a dificuldade de encontrar comida cause a morte de dezenas de milhares de cervos de cauda branca selvagens.

Enquanto o número de mortes aumenta, fazendeiros e habitantes locais tentam ajudar os animais espalhando feno e cenouras pelos locais onde os cervos passam.

"Está bem difícil para eles", diz Doug Pastuck, supervisor de caça do governo da Província de Manitoba. "Eles só tem bastante reservas (de gordura) no fim do verão. Então um longo e rigoroso inverno, com muita neve, faz com que eles passem a usar essas reservas de gordura e tenham dificuldade para buscar mais comida."

A Província de Manitoba normalmente tem uma população de cervos de cauda branca entre 150 mil e 180 mil indivíduos. Os biólogos estimam que um inverno normal mata entre 5% e 15% da população, e o número deve subir neste ano.

"Os animais que mais correm risco são aqueles que tem dificuldade em andar na neve", diz Pastuck. "Eles desperdiçam muita energia tentando se locomover."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página