Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2001 - 11h31

Cientistas lançam projeto para clonagem de seres humanos

da Reuters, em Roma

Cientistas dos Estados Unidos e da Itália detalharam hoje seus planos para criar os primeiros seres humanos clonados, apesar da condenação por parte de religiosos e da oposição de vários pesquisadores.

Os cientistas Panayiotis Zavos, dos EUA, e Severino Antinori, da Itália, afirmaram que querem desenvolver bebês clonados para ajudar casais inférteis a ter filhos.

"A clonagem pode ser considerada a última fronteira para superar a esterilidade masculina e dar a possibilidade a homens inférteis para transmitir seu padrão genético", disse Antinori em um auditório lotado de cientistas e jornalistas.

"Algumas pessoas dizem que nós vamos clonar o mundo, mas isso não é verdade... Estou pedindo que todos da comunidade científica sejam prudentes e calmos", afirmou. "Estamos falando sobre ciência, não estamos aqui para criar confusão."

Antinori e Zavos, cientista especializado em reprodução que dirige uma empresa no Kentucky de clonagem e genética, disse que dez casais inférteis se ofereceram para participar da experiência para produzir crianças clonadas.

Oposição

O projeto foi duramente criticado por cientistas e grupos religiosos. O Vaticano considerou as propostas "grotescas".

O bispo Elio Sgreccia, chefe do Instituto para Bioética do Hospital Gemelli, ligado ao Vaticano, afirmou que a clonagem humana levanta questões éticas profundamente perturbadoras.

"Aqueles que fizeram a bomba atômica foram adiante apesar de saber sobre sua terrível destruição", disse. "Mas isso não significa que foi a melhor opção para a humanidade."

Os cientistas disseram que conduzirão a experiência em um país mediterrâneo, não identificado, para tentar escapar da polêmica crescente e em razão da proibição já feita por parte de vários países contra a pesquisa para a clonagem humana.

O pesquisador Ian Wilmut, criador da Dolly, a primeira ovelha clonada do mundo, afirmou que foram necessárias 277 tentativas para obter sucesso na experiência. Outras tentativas de clonagem levaram a animais com malformação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página