Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2001 - 17h43

Estação espacial Mir poderá ser vista a olho nu no interior de SP

JOSÉ CARLOS JÚNIOR
da Folha Online, em São José dos Campos

A Estação Espacial Mir, projeto russo que deverá cair no oceano Pacífico nos próximos dias, deverá passar mais uma vez pelo campo visual de São José dos Campos (97 km de SP), no Vale do Paraíba. O objeto poderá ser visto a olho nu na próxima segunda e terça-feira.

As passagens serão no limite do horizonte e muito rápidas. Segundo o doutor Paulo Giácomo Milani, gerente da Plataforma Sub-Orbital do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José, a previsão é de que a passagem se inicie às 18h48 e termine às 18h53, nos dois dias.

"A Mir vai passar no limite do horizonte. Se o céu estiver limpo dá para ver. Não é a primeira vez que ela passa pela cidade", disse Milani. Os satélites de órbita baixa passam várias vezes por dia pelo Brasil e muitos podem ser vistos sem o auxílio de equipamentos sofisticados.

A trajetória da Mir também pode ser acompanhada com o auxílio da internet no endereço www.heavens-above.com. No site, é possível pesquisar as próximas passagens indicando o país e a cidade.

A Mir será vista como se fosse uma "estrela muito brilhante e em movimento", segundo a explicação do doutor Milani. Um satélite de órbita baixa passa até quinze vezes pelo Brasil a uma altitude entre 600 a 1000 quilômetros.

A estação russa pesa cerca de 150 toneladas e os pesquisadores calculam que cerca de 20 toneladas de equipamento não serão queimados na entrada da atmosfera, caindo no mar. O último local habitado que o objeto irá sobrevoar antes de cair será o Japão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página