Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 14h22

Estação espacial Mir teve histórias de sucessos e fracassos

da France Presse, em Moscou

A estação espacial Orbital Mir, símbolo do êxito russo na conquista do espaço, que estava inicialmente programada para uma existência de cinco anos, completou no dia 20 de fevereiro passado 15 anos de missão em órbita da Terra.

Em 1981, os cientistas soviéticos decidiram construir uma estação orbital destinada a longas missões do homem no espaço, em substituição das pequenas e incômodas cápsulas espaciais Saliut. Criaram então um complexo único de cerca de 137 toneladas, de 40 metros de extensão e cujo valor estimado hoje é de US$ 1,5 bilhão.

No curso dos anos, a Mir foi completada com cinco laboratórios de experimentações, Kvant 1º, Kvant 2º, Kristall, Spektr e, o último, Priroda, acrescentado em abril de 1996.

A Mir sofreu uma série de avarias que, às vezes, colocaram em perigo a vida dos cosmonautas. Um defeito de funcionamento em um tubo de oxigênio provocou um foco de incêndio na estação, em 23 de fevereiro de 1997; em 25 de junho do mesmo ano, um choque com uma nave de abastecimento Progress, no momento da acoplagem, fez um buraco de 3 cm2 na parede do módulo científico Spektr, provocando uma despressurização imediata.

A Mir é composta atualmente por seis módulos e contém 11 toneladas de material científico. A bordo foram realizados mais de 16.500 experimentos científicos em campos tão diversos quanto a medicina, a biologia, a astronomia, a física de materiais e a tecnologia.

Essas pesquisas permitiram aprofundar os conhecimentos de fisiologia humana (sistemas cardiovascular e nervoso).

Pela primeira vez, nasceram aves (codornas) em condições de microgravidade, e o desenvolvimento embrionário dos anfíbios pôde ser observado. Outro estudo permitiu, também pela primeira vez, obter um ciclo vegetal completo da cevada.

Inúmeros estudos técnicos ocuparam o comportamento do próprio complexo orbital, em particular suas microvibrações, cujas conclusões poderão ser aplicadas na Estação Espacial Internacional (ISS).

O cosmonauta russo Valeri Poliakov realizou o mais longo vôo espacial da história, passando 437 dias na Mir, de 8 de janeiro de 1994 a 22 de março de 1995.

Por sua parte, Serguei Avdeyev permaneceu dois anos no espaço ao longo de três missões distintas, com o que detém o recorde de estada no espaço.

O mais longo vôo de um astronauta estrangeiro na Mir foi o do francês Jean-Pierre Haigneré, que passou 188 dias na estação.

Anatoli Soloviev realizou 16 saídas ao espaço, com uma duração total de 77 horas.

Finalmente, a americana Shannon Lucid estabeleceu um recorde de estada de uma mulher no espaço, 188 dias, dos quais 183 a bordo da Mir.