Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2001 - 15h45

Europa faz apelo para que EUA não desistam de acordo do clima

da Reuters, em Bruxelas

Uma delegação de alto escalão da União Européia (UE) visitará Washington na semana que vem para pedir que o presidente dos EUA, George W. Bush, não desista do acordo internacional para redução da emissão de gases que geram o efeito estufa, informou uma autoridade da UE na quinta-feira.

Margot Wallstrom, comissária do Meio Ambiente da UE, afirmou que ela e os ministros do Meio Ambiente da Suécia e da Bélgica planejam viajar até a capital norte-americana no início da próxima semana a fim de se reunir com Bush.

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, deve se encontrar com o presidente dos EUA na quinta-feira para discutir a questão do aquecimento global.

O anúncio feito por Bush de que os compromissos assumidos em Kyoto em 1997 seriam abandonados gerou protestos na comunidade internacional. O Protocolo de Kyoto prevê cortes na emissão de gases que provocam o efeito estufa e que são considerados os responsáveis pela elevação da temperatura média da Terra.

Autoridades norte-americanas disseram que Bush iria negociar com outros países nesta semana uma alternativa ao pacto, um dos resultados da Cúpula da Terra realizada em 1992 no Rio de Janeiro.

"Ainda temos esperança de que eles (os EUA) sejam capazes de esclarecer o que querem dizer quando afirmam estarem interessados em negociações internacionais construtivas com seus parceiros", afirmou Wallstrom.

Na Suécia, atual titular da Presidência rotativa da UE, o governo ressaltou a importância da questão.

"É fundamental que consigamos incluir os EUA, porque eles são os maiores emissores do mundo de gás carbônico (o principal dos que provocam o efeito estufa)", afirmou uma porta-voz do governo.

Enquete  Você acha justo os EUA terem desistido do tratado do clima?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página