Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2001 - 21h39

Mediador internacional das negociações climáticas critica Bush

da France Presse, em Haia (Holanda)

O ministro holandês do Meio Ambiente, Jan Pronk, disse hoje que os Estados Unidos se precipitaram ao decidir enterrar o acordo internacional de redução do efeito estufa.

Pronk é o atual presidente das negociações internacionais sobre mudanças climáticas. "Espero que ainda possamos chegar a um acordo", disse.

Ontem, o presidente George W. Bush disse que quer substituir o Protocolo de Kyoto, destinado a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, por "um plano envolvendo tanto os países em desenvolvimento como os países desenvolvidos".

Em razão da decisão norte-americana, que revoltou vários países, Pronk viajou imediatamente para Washington para tratar do tema com os departamentos de Relações Exteriores e Energia.

O Protocolo de Kyoto, firmado em 1997, obriga os 38 países industrializados a reduzir "as emissões de gases de efeito estufa" — principalmente o dióxido de carbono produzido pela combustão de óleo, gasolina e carvão — em média 5,2% até 2010, em relação aos níveis de 1990.

Os países em desenvolvimento estão livres desta obrigação.

Os Estados Unidos consideram agora o Protocolo sem utilidade, o que pode levar ao fracasso das negociações previstas para julho próximo, em Bonn, como ocorreu no encontro de novembro passado, em Haia.

Enquete  Você acha justo os EUA terem desistido do tratado do clima?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página