Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2001 - 12h48

Ministros de Meio Ambiente discutem tratado do clima

da France Presse, em Montreal, Canadá

Os ministros e representantes discutiram hoje, durante a 1ª Reunião de Ministros do Meio Ambiente das Américas, as mudanças climáticas e o futuro do Protocolo de Kyoto. O encontro acontece em Montreal, Canadá.

Os delegados discutem assuntos gerais como "os desafios da gestão das políticas ambientais em um hemisfério em evolução" ou "as relações entre a saúde e o meio ambiente". Trata-se, diz um comunicado, de "demonstrar a importância de se ocupar da questão ambiental em um contexto de prosperidade econômica e de reforçar a cooperação regional nesse sentido".

Outro tema discutido foi a decisão norte-americana de rejeitar o Protocolo de Kyoto sobre o aquecimento do planeta.

O presidente George W. Bush afirmou ontem que era contrário à limitação obrigatória das emissões de gases de efeito estufa -estabelecida no documento de 1997- mas que estava disposto a aprovar um plano para reduzi-los mas sem afetar a economia americana.

Segundo os Estados Unidos, o protocolo apresenta "falhas maiores", disse por sua vez a diretora da Agência para a Proteção Ambiental Americana (EPA) Christine Todd Whitman, que na terça-feira havia declarado que os Estados Unidos não tinham "nenhum interesse em implementar" o protocolo de Kyoto.

Paul Fauteux, diretor geral do departamento de mudanças climáticas do ministério canadense do Meio Ambiente, disse ontem, durante a reunião, que "vários delegados" compartilhavam a decepção do Canadá depois da decisão norte-americana. "Kyoto não é perfeito mas merece existir", afirmou ele.

"Considero que é muito cedo para falar do fim do Protocolo, mesmo se os prazos 2008-2012 fossem atrasados. Teremos discussões com a senhora Whitman", disse o alto funcionário canadense.

"Se o Protocolo de Kyoto não funcionar, será preciso buscar novos caminhos. Ainda temos o tratado do Rio", disse o secretário mexicano de Meio Ambiente, Viktor Lichtinger, depois de uma reunião bilateral com Whitman.

Ontem, entre 100 a 200 manifestantes vestidos de vacas loucas, ursos, diabos, patos e borboletas se manifestaram diante do hotel do centro de Montreal onde se realiza este encontro, que antecede a reunião de cúpula das Américas que se realizará em abril em Quebec.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página