Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2001 - 14h21

Unesp desenvolve kit para detectar medicamentos falsificados

da Folha Online

Pesquisadores do IQ (Instituto de Química), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, desenvolveram um kit para detectar falsificação de medicamentos que têm como princípio ativo a dipirona, analgésico e anti-inflamatório consumido em larga escala no país.

Desenvolvido pelos pesquisadores Leonardo Pezza e Helena Redigolo Pezza, o teste um procedimento simples, rápido, de baixo custo e eficiente.

Segundo a professora Helena, foi desenvolvido também um kit com as mesmas caraterísticas para identificar fraude em medicamentos cujo o princípio ativo é a hexamina, também conhecida como urotropina, usada no tratamento de infecções urinárias.

A dipirona é o principio ativo de vários medicamentos vendidos no Brasil, encontrado, por exemplo, em remédios como a novalgina, anador, magnopirol, buscopan, conmel, dorflex e neosaldina.

"Medicamentos ministrados de maneira indevida podem causar graves problemas cardiovasculares e neuroendócrinos", disse Pezza.

Os pesquisadores do IQ estão desenvolvendo outras metodologias de análise para detectar adulteração em outros medicamentos.

As informações são da Agência Brasil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página