Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2001 - 18h24

Missão européia para acordo do clima vai aos EUA na segunda

da France Presse, em Bruxelas

A cúpula de meio ambiente da União Européia (UE) viajará a 2 e 3 de abril a Washington para tentar que o governo de George W Bush mude sua posição de não ratificar o protocolo de Kioto, que estabelece a redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.

A missão será composta pelo ministro sueco do meio ambiente, Kjell Larsson, um representante da futura presidência belga da UE e a comissária européia do meio ambiente, Margot Wallström.

Na segunda-feira (2), a missão se reunirá com o senador Bob Smith, presidente da comissão do meio ambiente da câmara norte-americana.

Na terça o grupo manterá entrevistas com o conselheiro de Bush, Gary Edson, o vice-ministro do Estado, Richard Armitage, e a chefe da agência de proteção ao meio ambiente, Christine Todd Withman.

A presidente do Parlamento Europeu, Nicole Fontaine, declarou hoje que a decisão do presidente Bush "mostra que as autoridades dos Estados Unidos não compartilham da vontade de grande parte da comunidade internacional, começando pela União Européia, de lutar eficazmente contra o aquecimento do planeta".

"Alegar que o custo desta luta seria muito elevado é um argumento que me consterna porque não concebo que a primeira potência econômica do mundo renuncie à solidariedade internacional e ponha o ecossistema mundial em grave perigo", disse.

Enquete  Você acha justo os EUA terem desistido do tratado do clima?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página