Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2001 - 21h08

Deputados pedem a Bush para aceitar acordo de Kyoto para o clima

da Reuters, em Washington

Um grupo de 57 deputados dos EUA, democratas na maioria, enviou hoje uma carta ao presidente George W. Bush pedindo a ele para reconsiderar sua decisão de não reduzir a emissão de de gás carbônico (CO2) das usinas do país.

"A decisão do presidente de quebrar uma promessa de campanha sobre a redução da emissão de gás carbônico foi apenas o primeiro passo em suas decisões a favor de interesses privados e anti-ambientais", disse Frank Pallone, parlamentar de Nova Jersey que assinou a carta.


Durante a campanha eleitoral, Bush disse que agiria para reduzir as emissões de gás carbônico, mas disse ter mudado de idéia após a divulgação de projeções que apontam a possibilidade de uma crise energética e a necessidade de manter a produtividade energética.

A carta serve para aumentar a pressão interna sobre Bush, que foi criticado por quase toda a comunidade internacional, entre chefes de estado e ambientalistas.

A redução mundial da emissão dos gases que provocam o efeito estufa é apontada como a única saída para evitar o aquecimento global, fenômeno que pode trazer consequências graves ao clima mundial, como o aumento no número de enchentes e furacões.

A administração Bush declinou definitivamente do protocolo internacional de Kyoto, na semana passada, afirmando que o tratado pode comprometer a economia dos EUA.

O tratado de Kyoto estabelece uma meta para 2012 de 5,2% na redução de CO2, em relação aos níveis verificados em 1990.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página