Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2001 - 18h25

Crescimento demográfico ameaça reserva de pandas na China

da France Presse, em Washington

O crescimento demográfica na região da reserva natural de Wolong, na China, está destruíndo o habitat ecológico dos pandas mais rápido que nas zonas desprotegidas. A constatação foi feita por um estudo que será publicado na edição de amanhã da revista Science.

A população local da reserva de Wolong, na província de Sichuan, sudoeste da China, aumentou 70% em 20 anos, passando de 2.500 habitantes em 1975 para 4.260 em 1995.

De acordo com o professor da Universidade de Michigan, Jianguo Liu, que dirige uma equipe de cientistas norte-americanos e chineses, esta pressão humana é o que está por trás da destruição da floresta e do habitat dos pandas.

A conservação dos pandas é uma causa muito popular. O governo chinês e as organizações internacionais como o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), fizeram enormes investimentos para estabelecer a reserva em 1975.

"Todos os esforços para proteger a área parecem ser em vão, já que a destruição por parte do homem é o fator mais crucial para o futuro dos pandas", afirmou o professor Liu.

Cerca de 1.000 pandas sobrevivem em estado selvagem no mundo. Desse total, 10% estão na reserva de Wolong.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página