Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2001 - 15h06

Explorador francês faz mapa da cidade submersa de Alexandria

da Reuters, em Londres

O explorador submarino francês Franck Goddio apresentou na terça-feira o primeiro mapa completo desenhado por ele da antiga cidade de Alexandria, que afundou no mar.

Em 1996 Goddio descobriu a célebre cidade, que esteve desaparecida por mais de 1.000 anos.

Desde então, o arqueólogo submarino vem trabalhando com uma equipe de especialistas para traçar o mapa do porto, com seus belos palácio e templos e a famosa ilha real de Antirhodos.

"Ficamos espantados em descobrir coisas fabulosas", contou em coletiva de imprensa concedida no British Museum, que está expondo uma de suas descobertas mais espantosas: um busto que se acredita ser de Cesário, filho de Cleópatra e do imperador Júlio César.

Ao apresentar seu mapa de um mundo que por muito tempo permaneceu escondido, Goddio falou: "Pouco depois das primeiras varreduras eletrônicas do porto, nos demos conta de que a topografia da Alexandria da antiguidade era totalmente diferente do que se supunha".

Nas profundezas escuras do mar, os mergulhadores encontraram outros tesouros memoráveis, tendo dado de cara com estátuas da esfinge.

"Espero que nossa equipe continue a mergulhar por muitos anos, e estou certo de que ainda vamos encontrar muitos outros tesouros", disse Goddio.

Considerado o mais bem sucedido arqueólogo marinho do mundo, Goddio encontrou e escavou 14 navios naufragados e que têm importância histórica, desde a nau capitânia de Napoleão Bonaparte, Orient, até o galeão espanhol San Diego.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página